Com as novas tecnologias surgindo, até o meio dos condomínios vão se modificando e se tornando cada vez mais tecnológicos. Com a criação do eSocial, que nada mais é uma plataforma que consegue integrar diversas informações para a Receita Federal, INSS e o Ministério do Trabalho, tudo através da internet, a tendência é de facilidade nas gestões e mais praticidade no dia a dia.
Porém, como tudo ainda é muito novo e gera muitas dúvidas, é de fundamental importância o conhecimento dessa implementação de sistema, para que nenhum condomínio saia prejudicado com perca de prazos, informações erradas e acarretamento de multas.
Nessa publicação, falaremos um pouco sobre as mudanças que o eSocial vai causar nas gestões de condomínios e o que precisa ser alterado em relação a organização e a comunicação entre administradoras e condomínios.
Como deve ser o contato entre condomínio e administradoras
A relação entre os síndicos e as administradoras que cuidam da parte de documentação do condomínio, deve ser revisada e avaliada de maneira eficaz. É bastante comum o síndico ou a gestão do condomínio passar informações as administradoras após elas ocorrerem, como férias, demissões, entre outras coisas.
Com a nova plataforma do eSocial, tudo deve ser comunicado ao sistema com certa antecedência, necessitando um bom convívio entre síndico e administradora. É comum, atualmente, o síndico fazer contato com a administradora apenas uma vez ao mês ou quando necessita de algo, porém no novo modelo, o contato tem que ser constante e antecipado.
Em casos de informações passadas de maneira atrasadas, fora do prazo estipulado, podem ocorrer multas, prejudicando o condomínio e as administradoras. Sendo assim, é importante a consciência por parte do síndico em fornecer as informações corretas e dentro do prazo.
Vale lembrar que, por ser bem comum ocorrer esse distanciamento de informações, muitas vezes incompletas e atrasadas, o objetivo atualmente é informar e apresentar a devida importância de apresentar informações no período correto e de maneira eficaz, esquecendo essa cultura de atrasos e informações inconclusivas, que muitas vezes prejudicam a transparência do condomínio.
Quem deve enviar os dados para o eSocial?
Essa é uma boa pergunta que é atualmente muito realizada em condomínios. As informações que são passadas para a nova plataforma, são transmitidas através da administradora, que cuida dessa parte para o condomínio. Porém, para que essas informações cheguem até a administradora, é necessário a cooperação do síndico e do condomínio.
Os prazos devem ser cumpridos e estipulados com antecedência, com um acordo entre a gestão do condomínio e a administradora, para que evitem multas e perca de prazos, prejudicando o condomínio.
Cabe a administradora, orientar da melhor maneira os síndicos mais desavisados e comunicar das datas e compromissos, melhorando todo o processo e facilitando a estabilidade da comunicação.
Conclusões gerais
É importante destacar que a plataforma eSocial surgiu para facilitar a troca de informações entre as empresas e o governo, de maneira prática e rápida, com o acesso à internet. Esse sistema online ainda é complicado e inovador para muita gente, acarretando em diversas dúvidas e problemas no início.
Antes de realizar algum procedimento em seu condomínio, converse com uma administradora experiente e exponha suas dúvidas, sendo necessário esse acompanhamento para que tudo se normalize com o tempo. Através dessa plataforma, a tendência é que as informações sejam mais claras e precisas, trazendo maior transparência e segurança a todo o processo.
Além da praticidade, o eSocial transformará as informações em tempo real, podendo evitar alguns abusos que normalmente acontecem com demissões e acordos e, sendo assim, melhorar o cotidiano de condomínios e seus funcionários.
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