Uma pergunta que dá dor de cabeça em muita gente, seja em momentos de aquisição de um apartamento, mudanças para novos condomínios ou os próprios problemas que a maioria dos síndicos enfrentam com pagamentos em atraso. A taxa de condomínio é de fundamental importância para a manutenção do condomínio e para que tudo esteja da melhor maneira para a convivência dos condôminos.
Realizar o pagamento com atraso ou deixar de realizar o pagamento é um problema que pode interferir em outros moradores, prejudicando a convivência no condomínio e, posteriormente, atrapalhando a saúde financeira do local. Nessa publicação, falaremos a respeito do pagamento do condomínio, em que momento ele ocorre e qual a sua importância. Vale lembrar que, deve-se levar em conta tudo o que estiver escrito na importante convenção de condomínio.
Quando devo pagar o condomínio?
A pergunta mais comum que se faz quando ocorrem mudança ou aquisição de moradias é em relação ao pagamento do condomínio. O condomínio paga antes ou depois de usar? A pergunta pode ser respondida após a avaliação dos fatos. Lembramos que, todas as taxas condominiais são pagas referentes ao mês que passou, sendo impossível prever o valor das contas para o mês seguinte.
Sendo assim, é importante saber a data de fechamento de todas as contas do condomínio, realizando o pagamento de forma proporcional. Caso você realize a mudança para o condomínio no dia 25 de agosto, e, as contas fechem no dia 30 de agosto, você é obrigado a pagar o condomínio referente aos primeiros dias que esteve no local. Sendo assim, se por exemplo a data limite para o pagamento da taxa seja no dia 7 de cada mês, você deverá realizar o pagamento do valor proporcional dos dias 25 a 30 de agosto.Desse modo, ocorre uma justiça maior e ajuda na melhoria da saúde financeira do condomínio, que posteriormente, pode trazer grandes melhorias aos condôminos. Vale lembrar que, qualquer desacordo entre as partes, é necessário o apoio da justiça para resolver o caso.
Quem deve realizar o pagamento do condomínio?
É importante destacar que, existem diversos tipos de acordo entre locador e locatário, no qual tentam achar a melhor maneira para resolver o problema. Na maioria dos casos, o dono do imóvel cobra um valor de aluguel que já inclui o valor do condomínio junto, facilitando bastante as coisas. Sendo assim, quando ele recebe o pagamento do aluguel, já faz o pagamento do condomínio.
Há casos, porém, que o valor de aluguel não inclui o valor do condomínio, sendo responsabilidade do inquilino o pagamento. Lembramos que, em casos de reajuste de condomínio, o valor tem que ser arcado pelo próprio inquilino, e não pelo dono do imóvel, sendo uma atitude mais justa.
Qual a frequência de cobrança da taxa condominial?
Na grande maioria dos casos, a taxa condominial é cobrada mensalmente, facilitando a vida dos condôminos e também do síndico. Tudo isso tem que estar claro na convenção de condomínio.
Qual a importância de pagar condomínio?
É evidente que, atualmente os condomínios crescem cada vez mais e contém uma gama ainda maior de condôminos, que necessitam de boas instalações e uma boa convivência entre eles. Tudo isso tem um valor. A taxa condominial auxilia na manutenção do condomínio, melhorias das mais variadas áreas comuns e pagamentos dos diversos funcionários e despesas mensais.
Além disso, a importância do pagamento em dia é fundamental, pois com o passar do tempo, o novo Código de Processo Civil ficou mais rígido com inquilinos e proprietários que deixam de realizar o pagamento do condomínio, ficando suscetíveis a penhora dos bens.