Gerenciar um condomínio é algo que a maioria das pessoas tem uma vaga ideia de como funciona. Mas ao ser eleito e se tornar síndico, podem surgir uma série de dúvidas.
Para auxiliar quem está assumindo pela primeira vez a gestão de um condomínio criamos esse texto com dicas sobre por onde começar e quais devem ser as primeiras ações de um novo síndico.
Confira abaixo 4 passos para facilitar o começo da sua gestão!
1 – Conheça as leis condominiais
O primeiro passo para o novo síndico é conhecer e compreender as leis que tratam sobre um condomínio. Isso é fundamental para o síndico resguardar o direito de cada condômino e saber quando há violação de regras.
Conheça as principais normas que gerem um condomínio:
Lei nº 4.591/64 e Lei nº 10.406/2002 (Código Civil)
O Código Civil é a principal lei que trata de condomínio e dispõe sobre definição e registro do condomínio edilício, direito e deveres dos condôminos, convenção de condomínio, assembleia geral e outros pontos.
Além disso, pode ser complementada pela Lei nº 4.591/64 (antiga lei dos condomínios) nos pontos em que o CC for omisso, sempre prevalecendo o Código Civil em temas coincidentes.
Convenção de condomínio
Elaborado quando os moradores começam a ocupar o edifício, é conjunto de regras relativas aos direitos e deveres de condôminos e inquilinos.
Com regras propostas pelos próprios moradores. Despesas e sanções podem ser encontradas neste documento. Além disso, prevê tópicos sobre valor das despesas ordinárias e extraordinárias, questões sobre as assembleias, sanções e regimento interno.
Regimento interno e decisões de assembleia
Esse documento faz parte da convenção de condomínio e estipula regras de caráter mais cotidiano, relativas às questões práticas do dia a dia. Além disso, as decisões tomadas em assembleias também valem como regras para os condôminos.
Outras leis
Constituição Federal:principal conjunto de leis do País. Não trata diretamente de condomínios, mas de temas como propriedade privada.
Leis estaduais: cada região pode ter leis que afetem condomínios e o síndico deve conhecer e atendê-las, como exemplo o sistema de combate a incêndio.
Leis municipais: a exemplo das estaduais, cada município pode ter leis locais, como por exemplo código de obras.
Normas técnicas: elaboradas por órgãos como Associação Brasileira Norma Técnicas (ABNT). A ABNT NBR 16.280, por exemplo, normatiza reformas em condomínios.
Normas regulamentadoras: estipuladas pelo Ministério do Trabalho, têm como objetivo assegurar condições de trabalho e garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
2 – Analise os documentos do condomínio
Todo condomínio possui seus documentos internos e é fundamental que o novo síndico conheça todos eles e faça uma análise minuciosa de cada um. Além disso, para uma boa gestão é fundamental saber tudo sobre o condomínio.
Conheça alguns desses documentos que você deve analisar:
- Contratos de prestação de serviços
- Negociações com fornecedores
- Atas de assembleias
- Documentos relativos às contas fixas e outros gastos
- Seguros e Vistoria do Corpo de Bombeiros
- Ações Judiciais em curso
3 – Faça uma vistoria no condomínio
Além de saber toda a parte burocrática o síndico precisa conhecer todos os espaços físicos do condomínio e o seu estado.
Todo edifício precisa de manutenção e reparos constantes e esta vistoria minuciosa ajudará a entender a necessidade do condomínio e fazer a priorização do que precisa de cuidados imediatos e o que pode ser feito mais pra frente.
O que você deve vistoriar:
- Elevadores
- Escadas e escadas de emergência
- Áreas de lazer e salões de festas
- Portões, luzes e equipamentos de segurança
- Garagem
Se possível, faça essa vistoria na companhia dos funcionários do condomínio. Ninguém melhor do que eles para ajudar a não deixar nenhum detalhe passar!
4 – Conheça todos os funcionários e fornecedores
Nenhum síndico faz sua gestão 100% sozinho. É preciso contar com o apoio de funcionários e fornecedores para garantir a boa gestão do condomínio.
Além disso, ao assumir como síndico é fundamental que você conheça quem são as pessoas serão o seu braço direito no dia a dia.
Funcionários
Eles provavelmente são as pessoas que mais conhecem o condomínio e são os responsáveis pelo dia a dia dele. Abra um canal de comunicação e aproveite toda a experiência deles para saber sobre as demandas, conflitos e prioridades do condomínio.
Mas além de contar com eles para entender o cenário atual, não se esqueça que você também passou a ser responsável pela gestão destes colaboradores. Entenda quais são funções, suas necessidades e pontos de melhorias no trabalho.
Fornecedores
Mais do que conhecer o contrato, você deve saber quem são as pessoas que estão cuidando dele. Se apresente a esses fornecedores, entenda o cenário da prestação do serviço, tudo que eles podem oferecer e como estreitar ainda mais a parceria.
Se tiver uma administradora de condomínios, conte com ela para ajudar você a intermediar esse contato.
Novo síndico e a AdmCASA
Se você é um novo síndico, mesmo com alguma experiência anterior nessa função, a AdmCASA esta preparada para auxiliar você nessa jornada. Não apenas com nosso extenso conhecimento sobre gestão de condomínios, mas com diferenciais e soluções que você só vai encontrar aqui e vão ajudar você no seu dia a dia.
Conheça os principais serviços prestados pela AdmCASA:
- Consultoria Condominial
- Gestão Administrativa
- Gestão Financeira e Cobrança
- Gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal
- Suporte 24 horas
- Gestão de documentos na nuvem
Além disso, a AdmCASA tem soluções que farão toda a diferença na sua gestão. Confira:
SuperApp AdmCASA
O aplicativo AdmCASA traz mais facilidades para a vida dos condôminos, além de trazer mais autonomia para solucionar questões rotineiras, facilitando a comunicação entre síndico, condôminos e administradoras.
Além disso, no app é possível tirar 2ª via de boletos, realizar assembleia virtual, apresentar prestação de contas, reservas espaços comuns do condomínio e muito mais.
CASA Card
O CASA Card é o cartão para movimentação de pequenas despesas, sem anuidade.
Com ele, não é necessário mais caixinha, uso de dinheiro pessoal e reembolsos para custos do condomínio.Além disso, isso é transparência e controle para os nossos clientes.
Parcelamento de débitos no cartão de crédito
Na AdmCASA, o condômino inadimplente consegue parcelar o seu boleto de débito em até 12 vezes no cartão de crédito. Além disso, o condomínio recebe o valor à vista, direto na conta.
Além disso, reduz a inadimplência e auxilia moradores que estão passando por momentos mais difíceis.
Parcerias com os melhores fornecedores do mercado
Só quem tem a solidez da casa pode oferecer para o seu condomínio parcerias que vão potencializar ainda mais a sua gestão.
Quer saber mais? É só chamar gente no WhatsApp ou preencher o formulário clicando aqui que ligamos para você!
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