Como aproveitar os resíduos orgânicos no condomínio?

O que eu faço com meu lixo orgânico?
De certo você já ouviu falar sobre lixo orgânico, mas você sabe o que é? Lixo orgânico ou lixo úmido é aquele composto biológico, de origem animal ou vegetal. Ou seja, restos de alimentos, cascas de frutas, entre outros. A primeira coisa que você deve saber é como armazenar os seus resíduos orgânicos. Para isso, é importante manter um acondicionamento de forma organizada estando atento a origem, classe e destinação dos resíduos. Cada coisa em seu devido lugar! Separei meu lixo orgânico, e agora?
Nos condomínios, a prática de separação dos resíduos orgânicos vêm sendo adotada e, mais que isso, os moradores já sabem como reaproveitar esse material. Cada condômino separa o lixo úmido do seu imóvel e o armazena para ser destinado da maneira correta. Na prática, o condomínio pode adotar uma composteira coletiva, composteiras individuais ou contratar uma empresa para aproveitar os resíduos orgânicos. Como é o caso do movimento M.A.S.S.A.L.A.S, que recolhe e faz a destinação correta do lixo. M.A.S.S.A.L.A.S e o Bem Composto
Dentro do movimento M.A.S.S.A.L.A.S foi criado o projeto Bem Composto. O programa atua na reciclagem de resíduos orgânicos e cujo objetivo é transformar o que chamamos de “lixo” em adubo orgânico rico em nutrientes que retornarão ao meio ambiente para ser utilizado no cultivo de alimentos naturais, sem o uso de agrotóxicos. O projeto quer reintegrar a população ao meio ambiente, colocando os seres humanos como agente transformador que assume as responsabilidades de uma mudança efetiva no estilo de vida e na preservação ambiental. Dentro do seu condomínio, o Bem Composto atua recolhendo rejeitos orgânicos e promove oficinas de construção e manuseio de compostagem doméstica. Além disso, o projeto busca ressignificar a relação das pessoas com os lixos produzidos diariamente. Como mostramos, a prática de separar e aproveitar os resíduos orgânicos no seu condomínio traz inúmeros benefícios para você, o lugar que você vive, o meio ambiente e para o planeta. Além de despertar a mudança na relação com a produção de lixo, proporciona uma reflexão sobre alimentação saudável e consumo consciente. Afinal, você é o que consome! A CASA iniciou uma parceria com o movimento M.A.S.S.A.L.A.S buscando uma forma de contribuir para o bem-estar da sociedade. Acreditamos que cada um é responsável por fazer da nossa casa um lugar melhor, individual e coletivamente. Cuidar da nossa casa significa cuidar do nosso planeta! São mais de 50 anos trabalhando em prol da boa gestão do seu condomínio e zelando pela qualidade de vida de cada um. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como a parceria entre o M.A.S.S.A.L.A.S e a CASA pode ser um benefício para o seu condomínio.

Posts Recentes

Virei síndico, e agora? Dicas para quem é iniciante

Gerenciar um condomínio é algo que a maioria das […]

Inteligência emocional

Gestão do síndico e inteligência emocional

Você está preparado emocionalmente para gerenciar as suas emoções […]

Saiba como funciona um condomínio logístico

Você está satisfeito com a qualidade do setor logístico […]